quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Montepio Avisense, 1910

Uma notícia do nº 22 do "Ecos de Negrelos" faz referância ao"Montepio Avisense, Associação de Socorros Mútuos que há anos aqui foi fundada mas que a malfadada e nojenta política atirou por terra quase logo ao nascer"... Aqui está o recorte:



O órgão oficial do Governo da República publicou em 20 de setembro de 1912 os Estatutos do Montepio Avisense:




segunda-feira, 27 de julho de 2015

Rancho das Tecedeiras de Santo Honorato (4)

O Rancho das Tecedeiras de Santo Honorato gravou também para a etiqueta OFIR um disco de 45 rpm contendo as cantigas "Arrastadinho" e "Vira Espanhol" no lado A ...


e "Cana Verde Batida" e "O Penafiel" no lado B.

Pode ouvir aqui "O Penafiel":  

sábado, 27 de junho de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...(7)

Tirar o retrato em 1921, a preços convidativos...

terça-feira, 2 de junho de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...(6)

Os corpos gerentes da primeira associação cultural desportiva e recreativa de que há memória: o Grémio Regional Nun'Álvares.


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...(5)

A pré-história do desporto em S. Miguel das Aves, segundo o "Ecos de Negrelos" de 30 de Abril de 
1921

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...(4)

A leitura do "Ecos de Negrelos" de 1921 revela-nos uma vitalidade extraordinária no território de "Aves-Negrelos" naquele ano... De facto, o jornal é por si próprio um sinal dessa vitalidade mas é, simultaneamente, um testemunho, pois regista as novidades. No terceiro número já anuncia o início da actividade da Cooperativa Agrícola e faz notícia de conferência sobre futebol para os sócios do "Grémio Regional Nun'Álvares"....


terça-feira, 14 de abril de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...(3)

O segundo número do "Ecos de Negrelos" relata uma conferência sobre cooperativismo e dá a conhecer que já estão elaborados os estatutos da Cooperativa Agrária de S. Miguel das Aves e que esta conferência constitui um decisivo impulso para a sua implantação.
O conferencista, Alberto Veloso de Araújo, era um proprietário de Lordelo que se dedicava entre outras coisas,  à difusão do cooperativismo, havendo referências a conferências suas em locais tão variados como Famalicão e Viseu.
Trata-se da mesma pessoa que, anos mais tarde, doou à Junta de S. Miguel das Aves a sua biblioteca...

domingo, 5 de abril de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...(2)

Ainda o número 1 do Ecos de Negrelos:


- colaborou neste número uma das personalidades mais importantes de Famalicão: José de Azevedo e Meneses (1848-1939), da Casa do Vinhal, que foi Presidente da Câmara Municipal entre 1896 e 1898 e fundador do jornal "A Palavra" ( diário católico que se publicou no Porto entre 1872 e 1908 (?).

De salientar as referências a José Maria de Almeida Garrett ("na fase da sua vida de isolamento e de penitência voluntária") e ao Colégio das "Salésias" são muito interessantes para conhecer a história de S. Miguel das Aves no princípio do sec. XX.



sexta-feira, 3 de abril de 2015

Em 1921, em Aves-Negrelos, o jornal "Ecos de Negrelos"...

Cabeçalho do 1º número do Ecos de Negrelos, 2 de Abril de 1921
Editorial do primeiro número do Ecos de Negrelos

domingo, 4 de janeiro de 2015

Questões de Propriedade (2)

Ainda a propósito da propriedade dos terrenos situados à volta da Igreja Paroquial referida aqui , o decreto de venda à Junta de terrenos do antigo passal do Pároco refere que a área das sete glebas ou parcelas é de 12 308 metros quadrados... Pois se não há acesso à planta referida no decreto, haverá hipótese de avaliar, pela área, a que terrenos corresponde?

Hoje em dia, com as ferramentas digitais de mapas e afins é possível medir no mapa uma tal área. E o resultado pode ser posto aqui, para quem quiser ver do que é que se está a falar... Trata-se de toda a área à volta da Igreja por fora dos muros que, há 50 anos vedavam o adro...


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Rancho das Tecedeiras de Santo Honorato (3)

Da etiqueta Orfeu da casa Arnaldo Trindade é também o disco que apresenta na capa  uma foto com o arco da Ponte Velha como fundo.
 Na face A do disco apresenta as cantigas "Verdegar" e "Lari ló lela" e na face B "Vira" e "S. João de Roda".