quinta-feira, 18 de novembro de 2010

S. Miguel das Aves, de Famalicão a Santo Tirso

Foto daqui
S. Miguel das Aves passou do concelho de Vila Nova de Famalicão para o de Santo Tirso por decreto de 23 de Junho de 1879, diz na "monografia" o Padre da Barca, que acrescenta "o quanto o concelho de Santo Tirso lucrou com a sua anexação e quanto não perdeu o concelho de Famalicão com a sua transferência para ele. A transferência das Aves de Famalicão para Santo Tirso foi o acto político de maior relevo e importância dos 118 anos do concelho de Santo Tirso."
S. Miguel das Aves foi de Famalicão pouco tempo, pois que este concelho foi criado apenas em 1835, agregando à sua volta freguesias que eram do  concelho de Barcelos.
O concelho de Santo Tirso foi criado em 1834, tal como o de S. Tomé de Negrelos e foi a ligação anterior a  Barcelos que nos manteve, inicialmente, no concelho de Famalicão, quando a proximidade de Negrelos e de Santo Tirso podia fazer pensar noutras soluções.
Como é que se processou a transferência, que, ao que diz o Padre da Barca, foi desejada pela maioria da população e apadrinhada por Adriano Machado, ministro da Justiça, professor e reitor da Universidade de Coimbra e contra a vontade de Famalicão, que se opôs, como seria de esperar, a tal transferência?

Sem comentários:

Enviar um comentário