sábado, 7 de julho de 2012

Aves – Negrelos: um despique jornalístico entre amigos, em 1930.(10)


Em 23 de Outubro de 1930, a propósito da inauguração do Mercado de S. Miguel das Aves, na primeira página do Jornal de Santo Tirso, escrevia o Padre Joaquim:


Nunca em nenhum momento da minha vida desejei tanto possuir uma pena de ouro como hoje.
Tal anelo, nesta hora, abrasa a minha alma inteira. Quem ma dera ter para honrar S. Miguel de Entre Ambas as Aves e este jornal amicíssimo na consagração que com esta página lhe presta, num requinte de amabilidade e gentileza.
Eu tenho à minha freguesia um amor sem limites(…). Nutro por ela uma paixão ardentíssima(…). Vê-la resplandecer  como o astro mais rutilante seria a minha suprema ventura.(…)
Nem sempre se chamou, como agora S. Miguel das Aves ou simplesmente Aves. Durante muitos anos, melhor dizendo, durante muitos séculos, denominou-se S. Miguel de Entre Ambas as Aves ou de Entre Ambos os Aves, como documentos o atestam e estudiosos o sabem(…)
Em razão de se achar colocado entre as duas ribeiras chamaram-lhe assim para a distinguir de outras freguesias ou paróquias banhadas por uma delas como Riba d’Ave, Santo Tirso de Riba d’Ave e Refojos de Riba d’Ave e Santo Adrião de Vizela, etc (…)
S. Miguel das Aves, com o seu desenvolvimento, absorveu por completo duas freguesias pequenas mas galhardas, S. Lourenço de Romão e Santo André de Sobrado, de cuja existência nos falam as pequeninas igrejas em ruínas solitárias e melancólicas. Todas três constituem actualmente um magnífico bloco homogéneo, que a cordialidade e o perpassar dos séculos tem de tal sorte caldeado que não será mais possível arrancá-las dos braços uma das outras.(…)

Sem comentários:

Enviar um comentário