sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ilustrações dum livro de 1928 (do Padre Silva Gonçalves) (4)






Esta é a fotografia mais interessante do conjunto publicado no livro do Padre Silva Gonçalves. As obras efectuadas entre 1921 e 1925 contemplaram apenas a Capela-mor. A ampliação, refere o Padre da Barca, consistiu em dar-lhe mais 4 metros de comprimento e 1 em altura e mais duas portas e duas janelas.
A torre que se vê na foto não é a actual, visto que não está no meio da fachada principal e não é tão alta... Diz o Padre Joaquim na monografia que a primeira torre, de 1751, devia ter uns quinze metros "da base à grimpa" e teve um acréscimo mais tarde que a levou aos 19 metros (as sineiras primitivas, refere, eram visíveis pelo lado de dentro no seu tempo de rapaz de escola, tapadas a pedra e saibro...)
Na foto vê-se ainda o perfil do escadório do cemitério que foi demolido nas obras de ampliação e parece ter havido plantação de árvores novas no espaço a norte da Igreja, que era separado por um muro. Serão os plátanos que lá temos hoje?
O corpo da Igreja é nitidamente mais baixo que o actual: nas obras iniciadas em 1928 pelo Padre Álvaro Guimarães foi-lhe dada a dimensão que tem  hoje e colocada a torre no centro da fachada principal.

1 comentário: