quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Teatro (2)

Da década de 20, do século passado, ficaram registos escritos dos eventos desta região numa publicação semanal que não durou dois anos (Abril de 1921 a Agosto de  1922): o semanário "Ecos de Negrelos", cujo cabeçalho indica publicar-se em Aves-Negrelos.
A edição do 20 de Agosto de 1921 anunciava um espectáculo de teatro no antigo Colégio da Carreira, cuja receita revertia a favor das obras da igreja paroquial já anteriomente referidas (ver também aqui ).
Esta notícia é muito curiosa não só por referir o espectáculo de teatro mas também por referir o nome do grupo (Grupo Dramático José Vaz) integrado numa associação ( Grémio Regional Nun'Alvares, por referir a participação de um grupo musical (Grupo Musical Avisense) e por indicar as peças representadas, um drama e uma comédia. O drama, "João, o "Cortamar"" , foi muito popular em várias regiões do país e uma consulta rápida na internet permite garantir que tem sido encenado recentemente. Este título foi referido várias vezes por pessoas já falecidas que lembravam a existência da sala referida no post anterior.
Refira-se ainda que o antigo Colégio da Carreira é o actual Mosteiro das Clarissas e que em 1921 estava desocupado em virtude do seu encerramento do colégio e da extinção das ordens religiosas pelo governo da República em 1910 ( ver aqui ). O Colégio tinha sido criado pelo sr. José Maria de Almeida Garrett ( assunto também já tratado aqui ). 
Muitas pistas de investigação, portanto...



Sem comentários:

Enviar um comentário