sábado, 3 de fevereiro de 2018

Fábrica do Rio Vizela:

Fábrica do Rio Vizela
Do livro do Padre Joaquim da Barca (pág. 70):

"Tanto a tecelagem velha, que era na margem esquerda do Rio Vizela, como a nova, que foi estabelecida na margem direita - Aves - o que representou um resolução audaciosamente inteligente, e a tinturaria, o acabamento e as três grandes máquinas a carvão de pedra, com as respectivas chaminés de 60 metros de altura, tudo isso foi obra do Honoré Vavasseur (...)"
Ibidem (pág. 71) 

“A máquina nº 3, que estava instalada com todo o luxo, e que tinha uma chaminé de 62 metros de altura, desapareceu para dar lugar aos actuais belíssimos e desafogados escritórios. A chaminé da fiação nova foi mandada levantar pelo director Haetich, e foi seu construtor o avense Manuel Garcia. Data de 1912 e tem 40 metros de alto. As das máquinas nºs 1 e 2 datam respectivamente de 1879 e de 1988, (1) e a desaparecida foi construída em 1892. Na nossa aldeia de Entre Rios tem a Fª de F. e T. do R.º Vizela uma central hidráulica com geradores de 1000 CV”






(Nota de rodapé 1: Foram construídas por um construtor do Porto de nome Lino, A de 62 metros foi construída em 1892 pelo mesmo Lino do Porto. )
(Fotos de  "PAISAGEM INDUSTRIAL DO VALE DO AVE- da energia hidráulica à energia eléctrica", Diana Vanessa Ferreira, Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, FCTUC, 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário