domingo, 25 de outubro de 2009

Da Junta de Parochia à Junta de Freguesia (5)



A Junta da Parochia e as Igrejas de Romão e de Sobrado (1)

Da leitura das Actas das reuniões da "Junta da Parochia" podem retirar-se alguns registos relativos à extinta Paróquia de Romão e mais propriamente à sua igreja, de que só resta o cruzeiro.
Assim, a primeira referência data de 23 de Dezembro do ano 1894, em que é aprovada a venda de dois altares da igreja de Romão "a apodrecer e a deteriorar-se completamente" e um sino da igreja de Sobrado "rachado em estado de se não poder fazer uso" e de dois castiçais velhos, também da igreja de Romão.

Mais tarde, a 13 de Fevereiro de 1898, fica-se a saber que foi proposto "se retirasse as árvores e vides existentes no terreno do adro da extinta egreja de Romão, visto achar indecente que num adro ou terreno donde se achão sepultados vários corpos esteja naquellas condições".
Esta proposta foi apresentada pelo vogal Narciso Ferreira Marques. O presidente (o pároco) não concordou mas as referidas árvores e vides acabaram por ser postas à venda em hasta pública.

Em 10 de Julho deste mesmo ano, o mesmo vogal, Narciso Ferreira Marques propõe (e é aprovado) que há "necessidade de reedificar a capella mor da extincta egreja de Romão annexa a esta freguezia". O presidente - abade Adriano Fillipe Moreira da Silva - de novo se opôs a esta ideia de obras nas capelas por as achar "desnecessárias".

Sem comentários:

Enviar um comentário