domingo, 23 de dezembro de 2012

Há 50 anos foi assim... (O desporto na Vila das Aves, lido na imprensa local)(5)


12 – Já o Novembro ia longe e ainda o campeonato dava os primeiros passos… Parece mesmo que  ainda não estaria definitivamente fechado o plantel, como se diz agora. Isto porque o cronista, para além de criticar a aquisição do guarda-redes, referia o atleta Pilú, regressado da Índia, onde cumprira serviço militar e estivera preso na sequência da invasão do território pelas tropas de Nheru: “chegou a convencer-nos de que poderia ocupar qualquer lugar dentro da equipa”, mas “ os senhores grandes da nossa terra deixaram de se interessar pelo clube e já nem sequer facilitam nada aos atletas”. Sabe-se lá se não terá sido o trauma de guerra a impedir uma grande carreira futebolística. No livro, publicado muitos anos mais tarde, sobre a sua vivência naquele território, Luís Pinto, o Pilú, realçou bem a importância do Desportivo das Aves nos seus anos de juventude e diz, a certo ponto, sobre o Toninho Pepino: “este homem nunca mais o esqueço porque enquanto prestava serviço militar normal na Índia, sempre fez o favor de me escrever e contar como ia decorrendo a vida do nosso Clube Desportivo das Aves”.

13 – A secção de Ciclismo festejou o 1º aniversário e expôs os troféus da época: “é uma secção que não pode acabar, mesmo que custe muito sangue, suor e lágrimas”.

No foto (a partir da esquerda): Machado, Fernando Adães, António Machado (treinador), Luís Machado, Manuel Jorge, Manuel Oliveira, Noé Azevedo, Ventura (massagista), David Adães e Certo.
14 – No que diz respeito aos resultados, “o nosso clube não conseguiu passar na deslocação a Amarante. Já o esperávamos”. Mas, na Lixa, a sorte foi outra e se as esperanças de ganhar se baseavam no Zé Pereira e no Dieste, que já podiam jogar, quem acabou por ser  o herói do jogo foi o Armando Almeida… O Desportivo ganhou por três a dois, com dois golos do referido atleta, que veio a ser presidente do clube com enormes sucessos desportivos. Ficamos, pois, esclarecidos, sobre as origens da extremada paixão do Presidente Honorário pelo Aves pelo seu clube: ele também teve tardes de glória com a camisola rubro-branca!


Sem comentários:

Enviar um comentário