domingo, 26 de abril de 2009

José da Silva Araújo e a Educação


Foi recentemente referido neste blogue o nome de Silva Araújo, a propósito da Avenida que tem o seu nome. Não foi ainda referida a justificação da atribuição do seu nome à Avenida: a seu tempo havemos de disponibilizar a informação de que dispomos.
José da Silva Araújo, nasceu em Romão em 5 de Junho de 1856, fez fortuna no Brasil, para onde emigrou ainda criança e onde faleceu em 10 de Outubro de 1937 (informações recolhidas em Fernando Marques de Oliveira, "Vila das Aves, Elementos para uma monografia", 2005).
Referiremos, por agora, a instituição de prémios escolares, através da publicação (e transcrição) parcial de um documento cativante na visão que transmite sobre a educação.
A carta datada de 20 de Julho de 1937 é dirigida ao sr. João Bento Padilha, Silva Araújo refere que "tendo realizado a operação de crédito (...) de que lhe falei na minha última carta, de maneira que fico assim habilitado a pôr em prática o meu projecto referente a instituição dos prémios anuais que desejo conferir aos alunos das escolas da freguesia e assim sendo (...) aqui vou expor a maneira que me parece mais acertado de o realizar.
Na referida casa bancária (...) acham-se à vossa disposição (...) sob condição inalienável, com os juros que se vencem nos meses (...) de cada ano, ficando a Junta autorizada a receber os referidos juros, os quais serão destinados aos seguintes donativos anuais e perpétuos:
Oito prémios de 200$00 para cada aluno que melhores notas obtiverem nos exames anuais e em cada uma das quatro escolas da freguesia, agora em funcionamento, sendo 4 para alunos do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Oito prémios de 50$00 para os alunos e alunas que obtiverem o segundo lugar nos respectivos exames, como acima.
Os referidos prémios terão a seguinte denominação:
O primeiro prémio (...) terá o nome de "José da Silva Araújo" por gratidão ao meu 1º professor, antigo mestre de escola na pequena aldeia de Lobasim. Como não tenho a certeza se José era o seu primeiro nome, pois já era falecido quando parti para o Brasil, peço o favor de indagar com o meu primo Sr. Alfredo da Silva Araújo, que por ser neto do falecido, melhor lhe poderá informar, de maneira que quer seja José ou outro qualquer é intenção a este homem que devem ser conferidos os prémios.
Eu apesar de ter usado o seu sobrenome, por motivo do meu falecido pai ter sido criado junto a essa família, por ser exposto, sempre foi muito estimado por todos os seus descendentes que até o tratavam como irmão.
Os segundos prémios (...) terão o nome de "António Martins Ribeiro", homenagem que presto ao meu último professor já também falecido, irmão do meu bom e velho amigo o Sr. José Martins Ribeiro e como há um sobrinho do mesmo nome convem declarar a sua paternidade.
Os terceiros e quartos prémios de 200$00, sendo 100$00 para cada professor e por cada uma das 4 escolas, para roupas e calçado aos alunos mais necessitados, terão os nomes de "Fernando Exposto e Maria de Oliveira", homenagem de gratidão que presto aos meus falecidos pais, que apesar de o meu pai ser um simples rachador de lenha que naquele tempo ganhava apenas um tostão por dia me mandou para a escola para aprender a ler."

Sem comentários:

Enviar um comentário