segunda-feira, 6 de abril de 2009

Obliterar...


No dicionário, a definição de "obliterar" é:
Fazer desaparecer uma coisa, pouco a pouco, até que dela não fique nenhum vestígio.
Na estação dos combóios, onde se situa a maquineta da foto, não se percebe bem o que seja obliterar... Devia ser devidamente esclarecido o que pretende a CP com a maquineta.
Na vida real, vamos obliterando muita coisa, isto é, esquecendo, a pouco e pouco...
Um dos objectivos de um sítio como este é reavivar memórias, ao mesmo tempo que se registam os factos. Por isso, depois de lido aqui , ficando assim registado, o relato dos "Investimentos em dia de aniversário", e de ter reparado que o Sr. Presidente da Câmara classificou a "artéria agora aberta como verdadeira alternativa à Avenida Comendador Silva Araújo" não posso deixar de realçar duas ideias. A primeira é que a nova rua vai ter que ser alternativa porque, por motivo de obras, a avenida será encerrada... A segunda ideia é que, fora isso, nenhuma comparação é possível entre as duas artérias e falar de alternativa é retórica pura. É que, para que se não esqueça, a Avenida Silva Araújo foi a maior ousadia que uma freguesia rural como era S. Miguel das Aves podia ter tido há mais de 70 anos! Em 6 de Maio de 1937, escrevia assim, no Jornal de Santo Tirso, o Padre Joaquim da Barca: " Já foram encetados estudos para a elaboração do projecto da avenida de Poldrães à Tojela: largura, 14 metros, com passeios de 2,5 metros e faixa de rolagem de 8,5 m". E em 24 de Dezembro do mesmo ano: "parece que pela sua grandeza causou mossa no ânimo de alguns funcionários das instâncias por onde tinha de passar o projecto da avenida de Poldrães à Tojela".
Não conhecemos os pormenores técnicos da obra inaugurada, mas basta passar para ver que o que foi construido agora não tem nada a ver. E a nossa curiosidade sobre "a construção da Avenida de Paredela a Cense, iniciada a 31 de Março último, e que vai custar, na 1ª fase, 243 mil euros" e de que, já agora, se podia ter "inaugurado" o arranque...é precisamente saber se ... tem características de verdadeira avenida...A ver vamos...

3 comentários:

  1. L. C. F. (Valente) sem dar o nome diz que não é alternativa a nova rua, esquecendo os pré-alinhamentos da R. Germano Pimenta e cita a construção da Av. Silva Araújo quando não havia nenhuma casa (alargavam-se então as ruas à vontade porque as expropriações eram pelo valor da matriz). Como incomodam as obras em Vila das Aves (Paradela a Cense - outra vez a largura -há também quem queira as portas largas - R 25 de Abril, Silva Araújo, ligação N Sra. de Fatima -Carvalheiras, R. Barroco, Trav. 4 de Abril, R Penedo, pavimentações em micro aglomerados, Sede da Junta, Centro Cultural de Vila das Aves, o único do concelho, Pavilhão da Escola Secundaria D. A Henriques, R. S. Miguel, Rotunda do mesmo nome, Rotunda do Queijo, novo arruamento junto ao Centro de Saúde, Av. A. Gama, R. Visitação, etc. etc). Sem esquecer o apoio a todo o movimento associativo de Vila das Aves, paroquial, escuteiros, lar, centro M. Ribeiro, eco museu, museu eclesiástico, patronato dos pobres, C D Aves, Bombeiros, Escolas, Ranchos, etc.
    Como incomoda tudo isto!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns senhor L.C.F, ter o senhor presidente da Câmara a comentar os seus "posts" não é para qualquer um!

    ResponderEliminar