segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Amieiro Galego - um relatório do INETI (2004)

"O interesse da JFVA em apurar as potencialidades de exploração da referida nascente, que foi durante um largo período de tempo explorada ilegalmente como termas, vai ao encontro da actual política do Estado para o sector, no sentido de fomentar a actividade termal, tecnicamente sustentada"
"A qualificação de uma água como "agua mineral natural" não é um processo imediato e está sujeita a regulamentação específica, nos termos dos Decretos-Lei nº 90/90 e nº86/90, ambos de 16 de Março. O empenho da JFVA na preservação da Nascente do Amieiro Galego, acarinhada pela população de Vila das Aves, levou a que tenha sido agendada por parte do INETI (...) uma reunião (...) com objectivo de clarificar os mecanismos legais e técnicos que poderiam ser accionados no caso de se prosseguir com o projecto de qualificação do potencial recurso hidromineral."

" A referida reunião teve lugar no passado dia 23 de Abril, tendo ficado acordado que, numa primeira fase, se efectuaria uma visita ao local onde se localiza a nascente de água sulfúrea, para reconhecimento preliminar da geologia, hidrogeologia, características da captação e acessibilidades ao local. A visita de reconhecimento teve lugar no dia 21 de Setembro de 2004 (...)."

" Caso exista a possibilidade de se avançar com o processo de qualificação da água do Amieiro Galego como "água mineral natural", é fundamental compreender o funcionamento do respectivo sistema aquífero hidromineral, para que no futuro se possa garantir a qualidade e a quantidade do recurso."

" O estado actual da captação do Amieiro Galego não oferece quaisquer garantias para a conservação da necessária estabilidade que a água tem de apresentar ao longo do ano hidrológico. Neste sentido, é essencial a substituição da captação actual por uma captação com características técnicas adequadas, que salvaguarde e acautele a utilização do recurso e evite a degradação e poluição do mesmo. (...)"

"O reconhecimento e exploração de um dado recurso hidromineral, outrora limitado às emergências naturais, deixou de satisfazer as exigências actuais. Na indústria das águas minerais naturais, a tolerância relativamente a desvios de qualidade físico-química e microbiológica é actualmente muito pequena".

"Pelas suas características bem evidentes relacionadas com o quimismo, que lhe confere a designação de água sulfúrea, a água da Nascente do Amieiro Galego tem muito boas possibilidades de vir a ser qualificada como "água mineral natural". No entanto, a qualificação da Nascente do Amieiro Galego como "água mineral natural" está condicionada a toda a instrução do correspondente processo e apenas será concretizada caso se verifiquem as condições do Artº 3º do D.L. (...) , seguindo toda a tramitação processual inerente a estas situações."
Foto do balneário visto da margem direita do Rio Ave retirada do site: http://www.aguas.ics.ul.pt/porto_smaves.html

Sem comentários:

Enviar um comentário