Em 1955, num dos primeiros números do Jornal das Aves, um pequeno texto assinado por P.B. ( Padre da Barca?) dava conta da existência, no livro de assentos de óbito da paróquia de S. Miguel das Aves, de um registo referente a Sebastião Corvo, doutor, do lugar da Carreira, falecido na Póvoa de Varzim a 26 de Setembro de 1838 e sepultado na Igreja de S. Miguel das Aves dois dias depois.O autor do texto desconhecia de todo quem era esta personagem, se era médico, se era advogado... Sabia ainda da existência de um prédio, na Carreira, conhecido por "propriedade do Doutor" e que nela havia morado um doutor, que, na tradição, "tinha umas librinhas".
Em 1955 não havia as possibilidades de pesquisa que temos hoje e, por isso, o P.B. apelava: "Haverá alguém que possa dar informações do dito Doutor Sebastião Corvo?".
Com os meios de hoje, é bastante fácil... Até o livro de assentos de óbito que o P.B. terá consultado na Conservatória do Registo em Santo Tirso já está "on-line" e pode ser consultado... É dele a imagem que se pode observar acima, com o assento de óbito do Doutor Sebastião Corvo.
Sem comentários:
Enviar um comentário