quinta-feira, 4 de julho de 2013

"Mitologias" sobre a evolução da Vila das Aves (5)

A ideia de um Plano de Urbanização para a nossa terra aparece em textos anteriores a 1950. Havia preocupações e cuidados com o desenvolvimento harmonioso da freguesia. Mas, como é habitual nestas coisas, o "mercado" foi muito mais rápido que o desenvolvimento das ideias. Assim, o Ante-Plano de 1966 tinha como limite poente a Rua Silva Araújo e o crescimento da Vila "explodiu" para Cense de forma não planeada. O Alto da Bandeira e Sobrado estavam também fora dos limites do Plano e cresceram sem parar.
Mas há ainda outro tipo de crescimento não perspectivado no Ante-Plano: o crescimento em altura. Assim, as orientações fundamentais eram no sentido de orientar a construção para zonas de habitações com um máximo de rés de chão e dois andares e outras de máximo rés de chão e três andares.
E foi a própria Junta de Freguesia (nos primeiros executivos eleitos) a ultrapassar essa ideia quando colaborou (cedendo um terreno que julgava ser seu!) na  promoção da construção do Bloco de Habitações junto da Estação do Caminho de Ferro, inviabilizando uma ligação decente, bem desenhada no Ante-Plano, da actual rua Augusto Marques com a Avenida Conde de Vizela...
O prédio à esquerda inviabilizou a ligação à Avenida Conde de Vizela
prevista no Ante Plano de Urbanização.

Sem comentários:

Enviar um comentário