sábado, 7 de janeiro de 2017

Concelho de Riba d'Ave: uma ideia que quase resultou...

Na década de 1920, Narciso Ferreira quis criar o concelho de Riba d'Ave.


A reinvindicação de uma estrada transitável entre S. Miguel das Aves e Riba d'Ave foi um dos temas mais focados nos primeiros números do semanário "Ecos de Negrelos" que em 1921 se publicava em Aves-Negrekis.

No "Ecos de Negrelos" de 21 de Maio de 1921, num texto assinado por "um  proprietário" a reforçar os escritos anteriores de "um lavrador" sobre a pretendida estrada entre S. Miguel das Aves e Riba d'Ave, escrevia-se : " Não receiem os bairristas, os amigos de Santo Tirso (nós também o somos) que pelo facto de nos concederem este pequeno melhoramento, no que não nos fazem favor algum, lhes fujamos um dia para o novo concelho que o espírito empreendedor de iniciativas francas e rasgadas do sr. Narciso Ferreira sonhara um dia criar na sua risonha freguesia.
Se nos negarem este melhoramento é que será muito pra temer que saiamos da nossa mansidão, da nossa passividade, da nossa borreguice,..

(...) É necessário lembrarem-se de nós com coisas palpáveis e não só com promessas feitas em ocasião em que ameaçamos desferir vôo... Ainda lembram muito bem os engodos que nos foram feitos pelos políticos de Santo Tirso quando a freguesia, na sua maioria, assinou para ser incluida no concelho de Riba d'Ave - engodos tais que conseguiram que, de novo, assinassem o contrário. Cuidado pois, porque desta vez não será assim...

Sem comentários:

Enviar um comentário