sábado, 28 de janeiro de 2017

Manuel da Silva Mendes dirigiu interinamente "O Minho, Jornal Político" em 1898

Em 1897 e 1898 publicou-se em Vila Nova de Famalicão o jornal "O Minho" ou, para inserir a segunda linha do título, "O Minho, Jornal Político".


Têm sido citados dois textos de Manuel da Silva Mendes neste periódico: 

“Dr.º Eduardo de Carvalho”. O Minho. V. N. Famalicão, n.º 7 (18 Nov. de 1897),( uma recensão de livro jurídico, assinado M. Silva Mendes)

e
 “Barão da Trovisqueira”. O Minho. V. N. Famalicão, n.º 57 (3 Nov. de 1898) (um obituário, assinado  S.M.)
 Transcrevi noutro post neste blog um outro texto publicado no mesmo jornal, nº 44 (4 de Agosto de 1898) com o título "A Hespanha moribunda", sobre o conflito hispano-americano, assinado Silva Mendes.

Mas, a par da colaboração assinada, deverá Manuel da Silva Mendes ter escrito boa parte dos escritos políticos não assinados de um jornal assumidamente político. Pelo menos durante parte da curta existência do periódico isso deverá ter acontecido já que em notícia de 13 de Outubro de 1898 (nº 54) se pode ler: " Retomou a direcção política desta folha, brilhantemente ocupada até agora pelo sr. dr. Silva Mendes, o nosso redactor sr. Rodrigues Terroso" (sublinhado nosso). Como exemplo, o nº. 49, publicado a 8 de Setembro de 1898 sob o título "Descentralização administrativa", não assinado, pode ser da lavra do ilustre avense que se notabilizou depois em Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário