quarta-feira, 18 de março de 2009

Fotos antigas


Esta foto,(clicar para ampliar) ripada daqui, é a mais antiga foto conhecida do lugar da Ponte, reconhecendo-se traços ainda existentes quer de S. Miguel das Aves quer de S. Tomé de Negrelos. Na minha opinião, a foto será dos primeiros anos de 1900, pelo que terá seguramente um século, a passar. É bem visível o "barracão" e a "Porta dos Leões", assim como a casa junto à Capela de S. Lázaro (mais conhecida por do "Espírito Santo") e a casa da Botica (na parte superior esquerda).
Não se conhece nenhuma referência à data da construção da ponte. Será uma obra já do tempo da Fábrica ou será mais antiga?

3 comentários:

  1. (Bem, não tem a ver com este post mas...)Ao contrário da ideia difundida na nossa terra e no titulo deste blog, o nome correcto da nossa terra é o feminino e não o masculino!Porquê: porque no noroeste peninsular (Norte de Portugal e Galiza)os rios eram palavras femininas!Daí "Entre Ambas as Aves" nos documentos antigos. Não é erro, era assim!
    Francisco, Alto da Bandeira

    ResponderEliminar
  2. Com que então os rios eram palavras femininas, caro Francisco?Nos documentos antigos?Que "cataclismo" gramatical se terá dado para que todos ou quase todos virassem masculinos? Se não, cite-me alguns que ainda sejam femininos!Contrariamente, no francês, os rios são na sua grande maioria femininos "la Loire, la Garonne, la Moselle, la Moselotte, com excepção de alguns como "Le Doubs, le Saone, le Rhône".Quanto à conclusão que tira relativamente a "Entre-ambas-as-Aves", Francisco, não a queira impor sem sustentação alguma e sem honesto estudo e pesquisa.E pense que em documentos antigos se topa com a designação "entre-ambas-as-águas" referida à nossa terra, o que pode querer dizer que a tendência para a femininização do nome se tenha imposto. Mas,não tenhamos pejo em assumir o masculino na referência "aos" Aves como matriz do nosso nome e daí, muito bem ao "Terra de Entre-os Aves" e ao seu autor. Luis Américo.

    ResponderEliminar
  3. Do site "http://glossariotoponimiagpb.blogspot.com/
    Vila das Aves – significa "Vila dos (rios) Aves": Ave + (Avi) cella [Vizela]. Nome correcto quando os rios eram femininos, como na Galiza. Actualmente, mais correcto seria escrever “Vila d’Aves”.
    Francisco

    ResponderEliminar