domingo, 3 de maio de 2009

Uma escritura de 1890

Passou-me pelas mãos uma certidão (tirada em 1942, no Arquivo Distrital do Porto) de uma escritura de 1890.
É uma certidão do livro de notas do Tabelião António Caetano Correia do Amaral, de Santo Tirso (folhas números quarenta e quatro e quarenta e quatro verso, livro sessenta e três) que não consegui encontrar no meio dos papeis velhos mas de que encontrei umas anotações fiéis.
Em título dizia: "Escritura de doação que faz o Excelentíssimo Conde de S. Bento, desta Vila, à Junta de Paróquia de S. Miguel das Aves, em 21 de Outubro de 1890."
Outorgantes, como primeiro, o Excelentíssimo Conde de S. Bento, solteiro de maioridade, proprietário e como segundo, Manoel José Ferreira, actual presidente da Junta de Paróquia da sua freguesia.
E pelo primeiro foi dito: " que tendo mandado construir, a expensas suas, um edifício, num terreno pertencente à Junta de Parochia da freguesia de San Miguel das Aves e sito no lugar de Quintã (...), de acordo com a mesma Junta e com o fim especial de o mesmo primeiro outorgante dotar essa freguesia com um melhoramento importante, que ficasse como um padrão, não de glória mas de amor que o mesmo titular consagra tanto à sua terra natal como ao derramento de instrução primária no seu país; está resolvido a fazer, como efectivamente faz àquela Junta, doação desse edifício completamente mobilado como está, para o fim consignado, sem condição alguma, transferindo desde já todo o domínio e posse que tinha ao dito edifício e mobília para que ele a tome como e quando queira".
Pelo segundo outorgante foi dito "que (...) gostosamente se confessa, em seu nome e dos seus colegas e ainda em nome de todos os seus conterrâneos, profundamente reconhecido e grato para com o primeiro outorgante (...). Que aceita pois, em nome da corporação administrativa que representa, a generosa doação do referido edifício e respectiva mobília, destinada a escola primária e habitação do respectivo professor da sua freguesia.
Passava-se isto no tempo em que ter escolas dependia da generosidade dos beneméritos e da iniciativa ( e terreno...) da Junta da Paróquia.
A escola a que se refere a doação é a antiga Escola de Quintão, onde funciona o Infantário da AIVA.

Sem comentários:

Enviar um comentário