1º Caderno de Poesia Autores Avenses -
Edição Associação Avense - AA78, com corresponsabilidade de todos os autores -
Vila das Aves, 1980
"onde cantavam d'antes rouxinóis
rangem agora maquinismos de aço".
Fernando Carneiro
Este é um livro com história. Publicado em 1980 pela Associação Avense, a quando o 25 Aniversário da Elevação da Freguesia de S. Miguel das Aves a Vila, reune um conjunto de poetas avenses que passo a nomear: Benjamim Mendes Fernandes da Silva, Ismael Paces, João Filipe, Joaquim Baltazar Dias, José Afonso de Castro Bastos, José Mendes Fernandes da Silva e Luís Américo A. Carvalho Fernandes. Obra singular pela participação de vários intervenientes para além dos poetas referidos. Colaboraram ainda Francisco Assis Pimenta. A capa foi desenhada por Amadeu Edgar Coelho Sousa Pacheco e o arranjo gráfico foi feito pelo João Carlos Brandão de Carvalho. A Junta de Freguesia de Vila das Aves e o Faoj (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), comparticiparam a edição. Adolfo Queirós na Apresentação do livro salienta:
"Obra modesta, humilde no sentido mais rico da palavra, estes cadernos são o que são, tão só e apenas: uma "amostra" colectiva da poesia que se escreve nestas terras de "entre ambos os Aves". Contudo, acho-os, por isso mesmo, maiores do que, de facto, são; considero-os um sinal, propício sinal, de que um dia estas Aves, maiores, voarão ..."
"S. Miguel de Entre Ambos os Aves,vila pela vontade das tuas gentes e pelo bairrismo militante de homens bons e humildes que te arrancaram o foral e te traçaram o perfil, vila que saiu à rua em 55 em festae hoje tem no olhar o desencanto".
(da Dedicatória)
Sem comentários:
Enviar um comentário