segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aves – Negrelos: um despique jornalístico entre amigos, em 1930.(3)

" O sr. padre António, do seu solar de Quintão, olhou para o passado
das minhas peregrinas Aves sem óculos..."

(ainda o Padre da Barca, em 8-9-1930)

“… O próprio mafarrico não se lembrava disto! …. Depois chama-lhe carcaça seca, mirrada, esquelética e sem vida. Em primores ninguém o vence, meu caro amigo, nem em fantasias!
E mais abaixo dá-lhe uma cabeça com bico, garras e asas e acaba por lhe chamar Ave medonha! Isto é que é usar termos polidos, sem falar na sua impropriedade, pois a minha freguesia não tira o nome que orgulhosamente usa de nenhuma espécie de animais alados, mas dos dois rios murmurantes que a cingem com a sua linfa e cuja frescura e poesia admiravelmente traduz!...
(…) Se S. Tomé tem caminhado tão vagarosamente; se não tem tido energias para se engrandecer a si própria, como poderia ser capaz de transformar as Aves na princesa do concelho?
(…) Ao antigo “Julgado de Negrelos”, do qual a sua terra se orgulha de ter sido a sede, com o que nada temos, nenhum bem nos veio e nunca lhe pertencemos.
A sua influência, infelizmente bem restrita, jamais conseguiu fazer-se sentir do lado de cá do Ave que nos banha pelo nascente, o Avicela, o Avesinho.
Aqui mandou primeiro Barcelos e depois Famalicão. A nossa ascendência é bem mais distinta e fidalga. E note o sr. Padre António que os famalicenses  já nesse tempo davam  a esta minha terra o qualificativo de “pérola” do seu concelho. É evidente que à “Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela” alguns favores devemos. Mas ela não foi fundada por S. Tomé de Negrelos. Os capitais de tal empresa eram estranhos a ela. O ser aí fundada foi uma questão de sorte. Nada mais. E ela, para atingir o esplendor e a importância que hoje tem –o que não pouco tem contribuído para o progresso de S. Tomé – teve de procurar as Aves que lhe forneciam mais vantagem na largueza do terreno e na proximidade do caminho de ferro. Se não mudasse de freguesia, não valeria um terço do que hoje vale e S. Tomé pouco mais adiantada estaria que no tempo dos fidalgos de Vilela ou do Paço.
O sr. padre António, do seu solar de Quintão, olhou para o passado das minhas peregrinas Aves sem óculos. E depois a miopia não o deixou ver nada.”

Sem comentários:

Enviar um comentário