quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aves – Negrelos: um despique jornalístico entre amigos, em 1930.(4)

( e continua, o padre Joaquim…)

“se as mirasse com as suas boas lentes de aros de ouro, descobriria, através da bruma dos séculos, que o mimosíssimo triângulo que tem o vértice nos Caniços e a base em Lordelo e Riba d’Ave, foi sempre mais florescente e povoado que a sua paróquia, chegando a comportar três freguesias, todas de antiquíssima formação .(…)
As Aves o que são devem-no à sua excelente situação geográfica, às maravilhosas condições da sua topografia, ao bairrismo dos seus moradores e à generosidade de alguns dos seus filhos. Não querem a freguesia de S. Tomé de Negrelos para mãe, quanto mais para pai!...(…)

E também não estão resolvidas a consentirem que se confunda o seu  belíssimo nome “Aves” com “Negrelos” que não lhes pertence, nem reconhecem a ninguém o direito de lho querer impor. As quatro letras da palavra “Aves”, para mim e para todos os meus conterrâneos, valem mais e dizem muito mais que as oito – e dantes eram nove!- de Negrelos.


Resposta do Padre António…

Negrelos,  14-9-930

Lendo no último número do “Jornal de Santo Thyrso” a correspondência das Aves, veio-me à lembrança o camponês que embirrava com os paus de ferro e o Dom Quixote, que supunha ver num moinho de vento um inimigo temível a esgrimir lanças; e notei que o amigo Padre Lemos foi duma infelicidade pasmosa ao pretender dolosamente dissecar e refutar a minha prosa plumitiva, testa, brava e indignada!... (…)
Foi preciso esperar mais de 20 anos para ver,
ainda que efemeramente, o nome Aves
na estação...
Eu e os meus patrícios não confundiremos o sexo macho com o sexo fêmea. Ficamos sabendo que as fêmeas Aves , por si protegidas, têm quatro penas e o macho Negrelos tem oito e que antigamente tinha nove, mas que lhe foi cortada uma.
Negrelos está aqui de cima com vida e saúde, as Aves ficam-lhe aos pés. A linha férrea e o rio separam o macho das fêmeas, não se misturam. Morra descansado e em paz.
V. Reverência tem a estuar-lhe no peito três amores: o amor da religião, que professa exemplarmente, o amor da família, que idolatra, e o amor das peregrinas e queridas Aves, que o entusiasma e apaixona.
É  seu sonho dourado engrandecê-las com bons caminhos e estradas, casas bem construídas e alinhadas e que tenham inscrita a ouro, como brasão fidalgo, a palavra Aves.
Eu preferia mandar pintar uma Ave em cada casa. Ficava a matar esse símbolo onomástico. Nomes são nomes, não enchem barriga, ao passo que as Aves  parecem as naturais que, preparadas com arroz, fazem um pratinho muito apreciado.
É mais estético e afidalgado pintar uma Ave , e é de mau gosto e até ridículo escrever a palavra Aves na frontaria das casas.
Quem passar de viagem no comboio, vendo escrita na Estação a palavra Aves, diz logo: “ ali está uma gaiola”; e como Aves é um termo genérico, podem fazer ideia que é um galinheiro que contem galos e galinhas para despachar . Reparando que todas as casas ostentam o mesmo onomástico Aves concluem logicamente: aqui é a terra das galinhas e dos galos, porque existem muitas capoeiras;  como corolário flui naturalmente que não se deve escrever a palavra Aves na estação de Negrelos nem em casa de rico ou de pobre, de contrário fica a freguesia de S. Miguel das Aves a ser conhecida por freguesia das capoeiras
Se a lógica não é uma batata, fica provado filosoficamente que se deve conservar o nome de Negrelos na estação  e não o trocar pelo ridículo Aves.

Sem comentários:

Enviar um comentário