terça-feira, 18 de junho de 2013

"Mitologias" sobre a evolução da Vila das Aves


Nas "décimas nonas Jornadas Culturais da Vila das Aves" ( 2005) o antigo Presidente de Junta (1960-1963 e 1972 -1974) Dr. António Pimenta, referiu ter tido um empenhamento muito sério no "Plano de Urbanização que já o sr. Luís Gonzaga Mendes de Carvalho pretendia" e falou da "rua projectada " de continuação da Rua Srª. da Conceição à Tojela, com 22 metros de largura, (...) estando os terrenos necessários cedidos gratuitamente e que "seria ladeada pela Escola Secundária e do 3º ciclo". 
Que um Plano de Urbanização tinha sido muito solicitado, sabia-se. E que, na forma de "Ante-Plano de Urbanização", tinha condicionado várias construções e definido alguns arruamentos, também sabíamos. Mas que previsse exactamente aquilo que disse o Dr. António Pimenta e está escrito no volume daquelas jornadas culturais, era uma dúvida a desfazer, até porque outro antigo presidente da Junta, Geraldo Garcia, em documento de que de momento não conseguimos localizar, fez afirmações idênticas.


Uma pesquisa nos arquivos da Junta de Freguesia permitiu-nos verificar que o Ante Plano de Urbanização de Vila das Aves elaborado em Maio de 1966 e que terá sido aprovado ( na Câmara ? ) em 1972 não prevê nesse local  nem escola nem pousada ( também referida no mesmo texto).

Previa-se, isso sim,  uma zona de habitação com o máximo de RC, cave e 3 andares e a implantação de um mercado ( ver 6 )






Sem comentários:

Enviar um comentário