domingo, 30 de junho de 2013

Há 50 anos foi assim… (O desporto na Vila das Aves, lido na imprensa local ) (13)

  (Publicado no "Entre Margens"
42 – O “Jornal das Aves” de 4 de Maio de 1963 comenta o empate a zero com o Rio Ave da seguinte forma: “Terá o nosso grupo perdido ou ganho um ponto em Vila do Conde? Não sabemos… Mas empatou um jogo eu podia ter ganho, não fosse a ineficácia dos nossos avançados. E ainda se foi buscar o Rapinha, que foi, aliás, o nosso melhor avançado, como se fosse o elixir para os nossos males. (…) Enfim, perdeu-se o último ponto que se podia perder em relação ao Ermesinde.”


43 – O campeonato aproxima-se rapidamente do fim, o Clube segue em primeiro lugar e vai contando as semanas que faltam para a festa final. O resultado Aves 4- Marco 0 é sinal de um alto nível exibicional, mas é preciso ler os jornais para ficar a saber que o resultado podia ter sido bem mais expressivo, já que “a bola esbarrou na trave pelo menos umas seis vezes, e já sem possibilidades de qualquer defesa”…
Nos relatos deste jogo é destacada a exibição do guarda-redes Soares dos Reis, que “se deu ao luxo de defender magistralmente um penalti” e são referidos dois jogadores como “regressados”: Pereira Lima e Pilú, aquele como avançado e este último como defesa e em boa forma. Como já no jogo anterior se referia que “se foi buscar o Rapinha”, fica-nos a dúvida: por onde andavam estes jogadores, que aparecem assim de repente´, no final da época, a titulares? Porque não apareceram mais cedo?



44 – Senhora da Hora 4-Aves 1!. “Não temos grupo para subir de divisão”! “Os nossos jogadores não têm brio nem vontade própria”! “O que era preciso era alguns dos nossos atletas lembrarem-se no sábado à noite de que no domingo têm de fazer um jogo que é preciso ganhar”. “O Ramaldense é a última saída e se perdermos este jogo não voltaremos, por certo, ao primeiro lugar”… “É um jogo de vida ou de morte para as nossas aspirações”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário