quinta-feira, 25 de junho de 2009



1º CINEMA DAS AVES?

Dizem os anciãos desta terra, gente aí dos seus oitenta e picos que a casa dos "Marques", situada na rua 25 de Abril, mesmo defronte do "largo da dona Eva", funcionou, em tempos idos, como cinema de S.Miguel das Aves. Terá sido o primeiro.

O edifício, com a data de construção inscrita na frente (1927), foi mandada erigir por Luís Abreu Machado, "brasileiro", casado com Florinda Martins Nunes, avós dos actuais proprietários.
Havia, então, nessa casa uma sala com um "panal" na parede (e uns bancos) onde eram projectados os filmes (mudos), através de uma máquina manual. Isto, em meados dos anos trinta do século passado.
As sessões eram aos sábados e domingos e até vinha gente de fora da terra para os ver. Os preços dos bilhetes de entrada eram necessariamente muito baixos. Uma sineta dava o sinal de início da projecção. Um dos filmes projectados nessa sala foi o "Zé do Telhado", único aliás de que ainda se recorda o nome.
Houve, entretanto, outro local onde também se chegaram a projectar filmes para o público: o Largo da Mariana. Era cinema ao ar livre e vinha dos lados de Vizela numa carroça puxada a burro, o "saltimbanco" que armava o "estaminé" e "dava à máquina". A receita era recolhida entre os presentes, por um moço, talvez filho, de chapéu na mão.

1 comentário:

  1. Bem lembrada, esta do cinema em S. Miguel das Aves...
    Deixo uma dica para "investigação": no Jornal de Santo Thyrso de 30 de Novembro de 1933 é referida, a propósito do 3º aniversário do Clube Desportivo das Aves, uma corrida de bicicletas, uma "corrida de rolos", no "Cine Aves" (Tojela)...
    Deixo também uma recordação: recordo-me bem de uma projecção de cinema ao ar livre no adro da Igreja, para a parede da mesma...

    ResponderEliminar