terça-feira, 16 de junho de 2009

Biblioteca


No Jornal de Santo Thyrso, em 15 de Junho de 1933:
" No sábado passado, 10 de Junho, dia do nosso incomparável Camões, pelas 19 horas, num carro tirado por uma magnífica junta de bois pertencentes ao sr. António Ferreira, um lavrador que o sabe ser, chegou à porta da Farmácia Ferreira uma grande mala com 336 livros e 40 tomos de várias revistas".

Oferecidos pela sr. Alberto Veloso de Araújo, de Lordelo, estes livros constituíram o primeiro núcleo da Biblioteca da Junta de Freguesia.

Era Presidente da Comissão Administrativa nomeada pelo Governo Civil o sr. Bernardino Gomes Ferreira. A nomeação surgiu na sequência da demissão apresentada pelo sr. João Bento Padilha.


2 comentários:

  1. Uma acta da Junta de Freguesia de Vila das Aves de 1 de Junho de 1933 dá conta de um ofício do Sr. Alberto Veloso de Araújo que "oferecendo a esta freguesia trezentos e tantos volumes da sua magnífica biblioteca, com a promessa de à sua morte, legar os restantes, sem encargo para esta Junta, prestando-se ainda a vir aqui fazer uma conferência que terá por tema - "Nem só de pão vive o homem".
    Interessava saber quem era este Sr. Alberto Veloso de Araújo e porque ofereceu a Vila das Aves a sua Biblioteca e não a Lordelo onde vivia?

    ResponderEliminar
  2. João Filipe: O Padre da Barca diz que o benemérito dos livros era um "publicista muito ilustrado" e que os livros vinham da "livraria da sua Casa do Cabo e Lordelo, na dita freguesia"( monografia, pag. 66).
    Publicista, em 1933, o que era?

    ResponderEliminar