terça-feira, 16 de junho de 2009

Da Junta da Parochia à Junta de Freguesia (4)



Conflito entre a Junta e o Pároco

Nestes primeiros tempos de Junta, não admiram as referências frequentes a assuntos respeitantes à igreja pois que eram muitas e estreitas as ligações entre administração e religião. A inteira separação foi-se fazendo ao longo dos tempos. Não sem conflitos. As Actas da Junta assim o demonstram. A própria expressão “parochia” só mais tarde haveria de ser substituída pela outra - “freguesia”.
Em 21 de Abril de 1895, em sessão extraordinária, a Junta decidiu pôr “a concurso por trinta dias, o legado das missas primeiras que o Excelentíssimo senhor José Luís de Andrade (de Sto Tirso) deixou à Junta de Parochia”.
Em 26 de Maio seguinte,a mesma Junta dá por encerrado este concurso, que teve um único concorrente, tendo-o adjudicado ao padre Augusto José Coelho (natural das Aves). Esta adjudicação (das missas primeiras) ficou por “sento e trinta mil reis livre para elle, selebrante, de todo o imposto.” Nesta altura, era pároco e, ao mesmo tempo, presidente da Junta , o abade Adriano Filippe Moreira da Silva e regedor, Manuel Martins Ribeiro.
A 23 deste mesmo mês e por acção do vogal, Narciso Ferreira Marques
(foto), a Junta deliberou fazer um pedido de sindicância às contas da Junta anterior presidida por Manuel José Ferreira (1889/1892). Perante este pedido, o então presidente Adriano Filippe ter-se á recusado a “amostrar os objectos constantes do inventário paroquial”.
Estava iniciado um conflito dentro da Junta que oporia, aparentemente, o presidente e pároco ao resto do executivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário