sábado, 9 de janeiro de 2010

J.M. Almeida Garrett (1)

O Jornal de Santo Thyrso de 1 de Junho de 1882, numa notícia sobre exames, refere apresentação a exame da Instrução Primária quatro alunos da Escola Particular de S. Miguel das Aves. E diz ainda que, no exame desse ano, o sexo feminino foi só representado por uma menina, Virgínia Fernandes da Silva Guedes, "leccionada pelo Ilmo. Sr. José Maria de Almeida Garrett na sua escola gratuita de S. Miguel das Aves e fez um exame brilhante".

O Padre da Barca refere em S. Miguel das Aves - Monografia que a "segunda escola foi também particular e funcionou na Quinta da Carreira. Desta escola foi professor o gentilissimo e ilustradíssimo fidalgo o Sr. José Maria de Almeida Garrett. Muitos dos seus alunos deram sacerdotes, médicos, advogados, farmacêuticos, comerciantes e artistas de nome. E, paralelamente à escola do filho, tinha uma escola para meninas sua santa e fidalga mãe, a Sr.ª D.ª Angélica Isabel Cardoso Guimarães Almeida Garrett. (...) Eu fui um dos muitos alunos do Sr. Garrett."

Em Vila das Aves, Elementos para uma monografia , Fernando Marques de Oliveira transcreve o capítulo I das Actas do Mosteiro da Visitação: "José Maria de Almeida Garrett, descendente de uma ilustre família do Porto, frequentava a alta sociedade, levando uma vida desregrada e mundana. Enfim, sentindo-se cansado, deixou todas as pompas e vaidades do mundo e entregou-se todo à piedade, retirando-se, com sua santa Mãe, para uma casa de campo que possuía em S. Miguel das Aves ( Minho) no Norte de Portugal, onde viveu durante alguns anos a vida de um verdadeiro penitente".

Penitente, retirado em S. Miguel das Aves, ensinando gratuitamente crianças, depois de uma vida desregrada e mundana ... Qual a história deste Garrett?

Sem comentários:

Enviar um comentário