O Padre da Barca refere em S. Miguel das Aves - Monografia que a "segunda escola foi também particular e funcionou na Quinta da Carreira. Desta escola foi professor o gentilissimo e ilustradíssimo fidalgo o Sr. José Maria de Almeida Garrett. Muitos dos seus alunos deram sacerdotes, médicos, advogados, farmacêuticos, comerciantes e artistas de nome. E, paralelamente à escola do filho, tinha uma escola para meninas sua santa e fidalga mãe, a Sr.ª D.ª Angélica Isabel Cardoso Guimarães Almeida Garrett. (...) Eu fui um dos muitos alunos do Sr. Garrett."
Em Vila das Aves, Elementos para uma monografia , Fernando Marques de Oliveira transcreve o capítulo I das Actas do Mosteiro da Visitação: "José Maria de Almeida Garrett, descendente de uma ilustre família do Porto, frequentava a alta sociedade, levando uma vida desregrada e mundana. Enfim, sentindo-se cansado, deixou todas as pompas e vaidades do mundo e entregou-se todo à piedade, retirando-se, com sua santa Mãe, para uma casa de campo que possuía em S. Miguel das Aves ( Minho) no Norte de Portugal, onde viveu durante alguns anos a vida de um verdadeiro penitente".
Penitente, retirado em S. Miguel das Aves, ensinando gratuitamente crianças, depois de uma vida desregrada e mundana ... Qual a história deste Garrett?
Sem comentários:
Enviar um comentário