domingo, 17 de janeiro de 2010

J.M. Almeida Garrett ( 4 )

Dizíamos que é possível ler na internet todo o processo da tragédia "Vieira de Castro". Pois aí está o caminho Processo e julgamento .
O que pretendemos contestar é a visão simplista de que J.M. Almeida Garrett foi o culpado da tragédia! A leitura do processo ajuda a perceber o que se passou...
Que na sua juventude J.M. Almeida Garrett não foi nenhum modelo de virtudes comprova-o a fama que ganhou... Numa biografia de Eça de Queiróz que vem citada no 1º volume da Correspondência deste escritor, J.M. Almeida Garrett é referido como fazendo parte dum "grupo de rapazes estouvados e travessos que encaravam a vida apenas pela face da folgança, do prazer e do riso" com quem os escritor convivia. Uma dessas "imprudências" foi um "rapto na estrada de Barcelos duma menina que em companhia de sua mãe e do seu raptor passeava naquela estrada. Felizmente os raptores foram presos em flagrante delito(...)."
Esta fama pode ter ajudado à imagem de culpado da tragédia que ficou para sempre colada à figura de J.M. Almeida Garrett, que chegou a ser suspeito de pretender raptar Dª Claudina Adelaide Guimarães Vieira de Castro...
Vasco Pulido Valente escreveu, em 2002, "Glória", um livro de "história em que as pessoas não se iludem" ( explicitando que "não é um livro de história a fingir de romance, nem um romance documental") e, sobre "a famosa carreira de sedutor" de Garrett "começara e acabara com este ridículo episódio" da estrada de Barcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário