quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

J.M.Almeida Garrett (3)

O Padre Joaquim da Barca refere-se ao sr. José Maria de Almeida Garrett como "figura de destaque da alta sociedade do Porto e de Lisboa" que foi, da tragédia Vieira de Castro, "o maior dos culpados e, pela misericórdia de Deus, o menos infeliz dos seus três grandes infelizes protagonistas, tragédia que deu brado em todo o mundo e que emocionou e apaixonou Portugal inteiro e o Brasil inteiro, e que atirara para a sepultura D. Claudina Guimarães Vieira de Castro, mulher ainda no verdor dos anos e muito cortejada, e para as costas de África, onde morreu, passado pouco tempo e quase na miséria, a seu marido, o Dr. José Cardoso Vieira de Castro, homem público de grande talento no manejo da pena e no uso da tribuna".
Não será injusto o Padre da Barca para com o seu professor da Escola da Carreira, ao considerá-lo o maior dos culpados da tragédia?
Para responder a esta questão é preciso investigar um pouco os antecedentes e, depois ler o processo judicial de Vieira de Castro, acessível na internet em ....

1 comentário:

  1. Vasco Pulido Valente, em 2001, publicou o excelente livro “Glória”, sobre José Cardoso Vieira de Castro...
    “J.C. Vieira de Castro” de Fernando Moniz Rebelo, publicado pela Câmara Municipal de Fafe
    "No dia 7 de Maio de 1870, a tragédia aproxima-se, quando, julgando confirmadas as suas suspeitas de infidelidade da sua esposa, com o sobrinho de Almeida Garret, acaba por assassinar a sua jovem esposa, quando esta dormia, usando para isso, uma almofada com clorofórmio." (in http://www.museu-emigrantes.org/Jose_Cardoso_Vieira_Castro.htm)

    ResponderEliminar