quinta-feira, 1 de maio de 2014

A distribuição de electricidade na Vila das Aves até 1983 (2)

Relativamente ao âmbito de aplicação do acordo entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a EDP, a primeira constatação é a de haver duas freguesias cuja distribuição não foi integrada na EDP: Roriz e Vilarinho, onde o facto de haver cooperativas de distribuição terá sido o motivo da não integração.

No que respeita à Vila das Aves,  a distribuição era garantida pela Junta desde 1930, com autorização passada pela Direcção dos Serviços Eléctricos em 1930. Uma deliberação da Câmara Municipal de Santo Tirso, cujo teor desconhecemos, feita por essa altura, deve estar relacionada com o assunto.

Segundo o Padre Joaquim da Barca, os primeiros passos para a iluminação da freguesia foram dados pela Comissão Pró-Aves que obteve a electricidade da Fábrica do Rio Vizela.

A iniciativa da construção da cabine de Romão foi dos moradores dessa aldeia liderados pelo Padre João Mendes e seu irmão, que entregaram à Junta a rede e o Posto de Transformação que era fornecido, ao que julgamos saber pela companhia do Lindoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário