segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Da Junta de Parochia à Junta de Freguesia 6

A Junta da Paróquia e as Igrejas de Romão e de Sobrado (2)

Ao que parece, o povo estava interessado em recuperar a igreja de Romão, então em ruínas. Não sabemos por que motivos o abade da freguesia se opunha a isso, mas calculamos que não deveriam ter nada a ver com a fé, antes com outros interesses mais palpáveis, materiais, talvez o receio de que com a restauração os fiéis começassem a ter ideias... Lembremo-nos que Romão e Sobrado tinham sido, não havia muitos anos, duas freguesias...
A corrente dentro da Junta que defendia as obras (e que já tinha demonstrado estar contra os processos do abade ou este contra eles), não desiste e em reunião de 7 de Agosto de 1898, delibera-se "reedificar a capella mor da egreja de Romão" por cincoenta mil réis". Estas obras viriam a terminar no final desse mesmo ano.
A pedra que restou destas obras viria a ser transportada para "o terreno solto junto da caza da aula" (em Quintão), pedra essa que serviria para fazer "o alinhamento separando o terreno expropriado pela Junta, do terreno do caminho de servidão dos consortes da agra da portella".
Em 21 de Maio de 1899," a Junta deliverou que achando-se riedificada a capella-mor da egreja de Romão e que sendo necessário colocar-se-lhe um piqueno altar (...) deliverou-se que sem perda de tempo se pedisse authorização respectiva para a construção do dito altar(...).
Apostada em tornar a capela de S.Lourenço de Romão, funcional, a Junta volta a deliberar, em 17 de Setembro deste mesmo ano, que "a madeira de um confecionário que se acha na secretaria fosse applicada para as portas do adro da capella de Romão, ou em outro qualquer reparo da mesma capella." Nesta reunião, foi deliberado ainda "consertar algumas alenternas pertencentes ao culto, (...) satisfazer a importãncia de dourar dous calix (...) mandar consertar algumas opas vermelhas e brancas, ficando encarregado o thesoreiro de mandar fazer os ditos consertos."
Quanto à capela de Sto André de Sobrado, (Foto) as actas referem que, na reunião de 7 de Janeiro de 1900, "foi presente um requerimento de vários moradores na aldeia, ou antiga freguezia de Sobrado, hoje annexa a esta de S Miguel das Aves, pedindo para que esta Junta lhe conceda que um sino piqueno existente na torre d'esta parochial egreja, seja collocado na sineira da egreja da dita, antiga egreja de Sobrado...".

1 comentário: